domingo, 11 de maio de 2014

DETALHES DO SUCESSO INTEGRAL

SARAIVA

Sucesso no conceito moderno


O autor, após muitas décadas de existência, parou para pensar sobre seus alfarrábios, velhas anotações, já amarfanhadas pelo tempo. Ou a folhar o livro mental de sua vida, em seus tantos detalhes, os quais lhe trouxeram sucessos e fracassos. Porém, saindo do mundo analógico para o digital dos tempos atuais. O verbete: “Detalhe” tem enorme significância; é como se dissesse: “É impossível melhorar o todo sem melhorar as partes”. O sucesso para ser completo em sua universalidade há de ser olhado e analisado com profundidade, pois, a somatória de seus detalhes vai fazer a diferença. Na atualidade, pela explosão demográfica, torna-se grande a competição no jogo da vida humana, portanto, vencerão os que fizerem melhor essa diferença. Notou que entre algumas décadas, havia a grande diferença a qual se fez presente pelas redes sociais, e murmurou: Somos quase onipresentes no mundo da comunicação atual. A videoconferência traz essa benesse da tecnologia de ponta. Lojas virtuais, classificados e infinidades de anúncios, o ensino à distância etc. E a cada instante tudo se renova, e o candidato ao sucesso deve estar integrado e interagindo socialmente. Falar sobre endereço eletrônico, sobre blog ou site, é o mesmo que relembrar de Marconi ou de Graham Bell e suas invenções as quais mudaram o mundo de seus dias. Hoje falamos sobre: Internet, Google, holografia, Skype e outras ferramentas espetaculares, verdadeiras alavancas ao sucesso moderno... E para falar de sucesso, dificilmente passaria batido sobre os temas: Negócios e vendas. São duas vertentes inseparáveis do sucesso. Continuando a matutar lá com seus botões, absorto em seus sonhos: Até porque sempre estamos vendendo alguma coisa, como a nossa imagem, se formos empresários, a nossa voz, se formos cantores, os nossos livros, se formos escritores, o nosso físico, se formos atletas, enfim, podemos acrescentar aqui, gostemos ou não, a prostituição, cujo detalhe negocia o corpo na venda do prazer, cuja atividade se caracteriza como a mais antiga prática de sobreviver, (profissão). Sem o menor preconceito, ou racismo, até porque são os melhores detalhes do sucesso à boa convivência humana. Afinal, mesmo que alcancemos os píncaros do sucesso, não passamos de meros mortais... Atentemos a este detalhe tão particularmente generalizado: Somos mortais. A menos que estendamos o nosso sucesso além da finita imaginação humana. E, de tanto autoconjecturar, pôs-se a escrever sobre todos os detalhes, quais pudessem realmente conjugar com o rumo do antigo sucesso dos grandes escritores como: Dale Carnegie, Napoleon Hills, Norman Vincent Peale, Og Mandino e tantos outros... Então escreveu: Detalhes que fazem a diferença: Detalhes da diferença: São as engrenagens da máquina chamada: Sucesso. Caso alguns dentes dessas engrenagens estiverem quebrados, irão fazer grandes estragos à máquina do: Sucesso. Seria um tanto a mais de fermento que levedaria toda a massa do delicioso bolo do: Sucesso. Uma palavra que mal colocada pode ruir o império do: Sucesso. Do detalhista, que na realidade, deva ser observador contumaz, exige-se a tolerância e a paciência na espera da boa oportunidade para aplicar a sua: atitude, ou a sua ação. Detalhes que aventarei enfática e constantemente: “A fé sem as obras é morta” palavras de Jesus. Ou seja, o: Sonho sem a ação é morto! As técnicas de relacionamento humano já as conheço sobejamente, pois, muito já foi dito e escrito sobre o assunto, porém, na atual conjectura global seus detalhes vão fazer a diferença ao sucesso. O autor continua na sua autoconversação, sem mensurar a sua própria vaidade de mais um velho que se acha bem-aventurado em seus dias de vida. O primeiro grande detalhe é chamado: Felicidade. Vejo os pseudovencedores gabarem-se de seus sucessos, e até se dizerem felizes por eles. Porém, a felicidade é transcendental, é o “Sucesso” que transcende à ideia humana. Então, a competição deve ser pautada no equilíbrio do verdadeiro sucesso. Haja vista muitos pseudovencedores se envolverem com suicídios, então, “fica pior a emenda do que o soneto”. Onde se caracteriza o sofisma do sucesso. Se numa jogada comercial não houver a: honestidade pode ser que haja o arrependimento a causticar a pisque do negociador, e isto poderá lhe custar o sucesso. Pois, vai-lhe causar: enfermidade mental, e se conhecem muitos nomes dessas doenças, as quais poderão culminar na mãe de todas elas, a: Loucura. Porém, a mentira é algo aterrador que pode cauterizar a sensibilidade psíquica do ser humano, fazendo dele um monstro sem sentimentos a praticar crimes hediondos tornando-o psicopata de carteirinha, e o pior: se acha bem-sucedido. Neste detalhe negativo, pode-se classificar a: ganância a qual tem avassalado muitos de nossas autoridades, no detalhe do desequilíbrio o qual uma grande maioria chama-o de: “sucesso”. O político com votação maciça pode ser ladrão, aliás, o pior de todos os ladrões, ancorado na sua própria legislação, achando-se o “master” dos bem-sucedidos. Isto jamais foi sucesso! Isso com a absolta certeza é o maior fracasso! Neste livro de autoajuda, romanesco-poético, o autor vai descrevendo os detalhes do sucesso na vida, aqui discorrida de suas personagens, numa trama indiscreta de primeira e terceira pessoa, buscando de forma lúdica, portanto, leve de se transmitir, os detalhes do sucesso. A fama e o dinheiro são detalhes importantes para a maioria que deseja chegar ao sucesso à qualidade de vida psicossomática. Detalhes relevantes que, não deva interessar ao monge que almeja o crescimento intrínseco de sua vida espiritual. Alguns jovens “bem-sucedidos" em suas profissões, às vezes se perdem nas suas carreiras de fama e riqueza, e por lhes faltar o verdadeiro sucesso, acabam se envolvendo com as drogas, ou nos pânicos infundados de suas criações mentais. Então como autor, tomarei o cuidado em enumerar os detalhes, os quais devem ser aplicados na lide do sucesso integral. Sucesso parnasiano: Já que posso entender que o sonho faz parte integral de nossa vida, o faz também da nossa felicidade, e por consequência do nosso sucesso. Eis o sucesso na óptica parnasiana. Sonhe, e sonhe muito, afinal, a vida é o verdadeiro sonho, porém ratifico: Jamais se esqueça de colocá-lo em prática. É balela a ideia de que o poeta é apenas um sonhador, na realidade todo o sonhador é poeta por natureza. Qualquer vencedor sonha muito para fazer a: Diferença, essa diferença é o real caminho que nos levará ao sucesso. Nestes escritos há um romantismo motivacional, poético, ético e eclesial, escrito numa linguagem coloquial, simples de ser lido, e entendido. Porém, com a musicalidade da poesia que vem com a capacidade de mostrar o lado singelo das vidas de seus protagonistas, com as diferenças entre irmãos de uma mesma lista. E isto a mim me insta a continuar a sonhar, haja vista viver o real momento do sucesso idealista. Sonho verdadeiro: O sonho para se tornar verdadeiro tem de ser plasmado. Tem de acontecer através do objetivo, do escopo, do foco, porém, acionado incondicionalmente, e deve estar atrelado ao meu e ao seu lado constantemente. O vencedor é o lutador-guerreiro, pois, não combate somente pelo dinheiro, mas o seu grande louvor advém do valor ético de ser bom companheiro. Assim ele toca o clarim do bom-senso ao sucesso do bom fim, embasado no divino fundamento.

DETALHES DO SUCESSO INTEGRAL

Anjo Implicante


Todos os meus dias me mantêm em brigas comigo mesmo, não que eu tenha uma vida indigna, porém, a imperfeição desta existência me traz à tona pensamentos quase insanos a esta minha vida de personalidade nobre. Não quero, jamais, parecer arrogante com esta conversa de “nobreza”, pois, tenho a consciência de que sou mais um ser humano mortal, igualmente aos demais que navegam por este mar de adversidades incríveis. Aliás, “não têm pra ninguém”, todos os seres humanos estão muito longe do conhecimento pleno sobre a face de um ínfimo planeta degredado nos confins dos universos. Desde os primórdios da humanidade ninguém pôde vislumbrar vida além deste grão de areia cósmico.


Dentro de mim mora um anjo, não sei ao certo se, bom ou ruim, o que realmente sei é que ele exerce enorme influência sobre minhas atitudes. Este anjo nasceu comigo para me acompanhar nesta jornada perigosa. Sabe, meu irmão de caminhada, viver é muito perigoso! Porém, somente com o decorrer do tempo pude percebê-lo ao meu lado, sempre a fremir aos meus ouvidos palavras sedutoras. É aí que começa a minha beligerância interna. Tenho de conservar a minha personalidade idônea, tenho de me manter consciente de meus atos. Este anjo às vezes me dá alguns conselhos de atravessado e, quando posso, rejeito-os, e quando isto acontece, sinto-me fortificado. Pois, creio estar vencendo o meu ego. O meu anjo de tanto me fazer errar, está aprendendo a se evoluir, soprando à minha mente de que é errando que se aprende. Está cada vez mais humano, plagiando frases soltas pelo ar. Tem mudado bastante, hoje ele é outro anjo, e eu outra pessoa.


Fundimo-nos em erros e acertos. Assim foi por longas décadas. Este anjo danado é enigmático como a própria existência. Às vezes me vejo no Édem, aquele mesmo; criado pelo Senhor de todas as coisas. Aí aparece o cara, todo encantado, insistindo para que eu saboreie um suculento fruto. Já cansei de falar que não quero me atrever, porém, ele é cheio de sedutoras palavras, ainda bem que tenho acordado destes sonhos paradisíacos, pois, pouco a pouco o paraíso começa a tornar-se insuportável. Talvez seja aquele mesmo Anjo Torto, do poeta Carlos, que foi logo colocando aquela pedra no meio de seu caminho para que o nobre poeta nela tropeçasse e fosse gauche pela vida... 

Um dia desses, estava sentado sobre a soleira do portão lá de casa, rua pacata, vizinhança pacífica, quando me apareceu Elifaz, o meu anjo, a me chamar à atenção: Oi Véio! - Por que não vai ver um daqueles programas policiais do qual escorre o sangue da impunidade pelo monitor de plasma de sua moderna tevê? Pensei que tinha sido algum desajuste de minha fértil imaginação, mas ao testificar vi que era realmente ele com um sorriso maroto e com olhar de soslaio. Em seguida ouvi três estampidos advindos da próxima esquina à esquerda, então tomei a óbvia atitude de entrar à minha casa, enquanto, Elifaz piscava maliciosamente para mim.


Elifaz, novamente com seus pitacos, aliás, ele sempre acerta, de quando em vez erra feio, cabe então a mim a análise, pois, ele, Elifaz, vai até meu arquivo interno e lê alguma notícia que julga ir me ajudar e, manda bala, às vezes errando o alvo, então tenho de ajudá-lo a ajudar-me.

Como vencer na vida, e como abalizar essa aventura.
O pacto já o fiz com Elifaz o anjo torto do Drummond.
Vamos fazer um trato, eu e você de meditarmos profundamente sobre o sucesso.
Afinal, o que realmente é o sucesso?
Sem ação, somente com o sonho, que verdadeiramente é o primeiro passo, certamente não haverá o sucesso concretizado. É como um magnífico projeto que não sai do papel.

Psiu... Não se esqueça da atitude!


1- Ação

Pela qual poderíamos aventar sobre a desonestidade de muitos "espertalhões" que se dizem bem-sucedidos, no abominável sofisma de se passar por honesto, e isto tem outro nome: hipocrisia!
Que sucesso pode ter o hipócrita, o qual vive a se esconder atrás de suas mentiras? 
Tem o verdadeiro sucesso aquele que, repousando a sua cabeça sobre o travesseiro pode dormir sem culpa, ou sem a consciência cauterizada pelo fogo do engodo, e amargando o pesadelo da própria ignorância! - Resumindo: Sofrendo, sem saber de onde lhe vem o sofrimento...


Estamos cansados de ouvir e ler esta importante palavra, a qual reflete com muita propriedade.

Poderíamos ordenar aqui muitos ítens básicos ao verdadeiro sucesso, aliás, vamos comentar alguns; e comecemos pela grande virtude, a qual deveria ser a mais nobre obrigação, a Honestidade.

3- Atitude

Eu já discuti por demais com Elifaz, pois, atitude é sinônimo de "Ação, mas ele é "teimoso igual a mãe do sarampo", então... Fé sem as obras é morta" (Jesus). O antônimo da Ação é a preguiça de lutar pela vida. Portanto, não dá para alcançar o sucesso sem ir à luta... E, isto é mais velho do que andar pra frente... Caracterizado como: comodismo de viver à imaginação do falso sonho...


O sucesso não cai do céu, o trabalho faz parte do cotidiano do homem.
Existe o bom trabalho e o mau trabalho, pois, para roubar um banco, dá muito trabalho.
Então, já que tudo vira em trabalho, por que não fazer o trabalho bem feito e honesto?


A Educação, não passa de precioso trabalho psicossomatizado, portanto, atinge a mente e o físico do homem.
Pela educação o vencedor toma melhores rumos os quais o levarão ao sucesso.
Pois, a educação está intimamente ligada à inteligência humana, a qual poderíamos chamá-la de: experiência...


A dedicação é a persistência, a obstinação de conquistar o sonho.
Ser guerreiro, jamais esmorecer no caminho do sucesso.
"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

Neste particlar, seja teimoso!


São os demais Detalhes os quais atrairão o sucesso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário